polo descobrir
2015 | Projeto | Lisboa
Esta intervenção visava a implementação de um Núcleo Museológico Expositivo, no âmbito do Projeto Polo Descobrir na Doca Seca do Arsenal, antigo Dique, localizado na Ribeira das Naus em Lisboa. O projeto previa a construção de um edifício constituído por 2 pisos que se desenvolveriam abaixo do coroamento das paredes da doca, com exceção do piso mais elevado, o de rés-do-chão, por onde seria promovida a entrada e onde se localizariam as bilheteiras, a loja e uma cafetaria.
O edifício seria rodeado por água, não tocando nas paredes pré-existentes, visando um dos objetivos da proposta que seria de simular a doca cheia de água. O piso 0 estaria à cota do restante espaço público recém-criado. Neste piso localizar-se-iam as entradas, a bilheteira, o bengaleiro, um espaço de loja e a cafetaria assim como os acessos para os dois pisos situados abaixo, com função expositiva. Estes acessos estariam dispostos em lados opostos deste piso, organizando um fluxo de circulação que os visitantes percorreriam através dos vários espaços de exposição. No piso -1 localizar-se-ia uma sala polivalente e, próximas dos acessos, as instalações sanitárias. O piso -2 integraria os espaços de exposição e as áreas técnicas. A este nível as paredes laterais seriam em betão, à semelhança da bacia, que se apresentaria no prolongamento da sua estrutura.
Pretendia-se, com a recuperação da doca seca e com a implementação do núcleo museológico proposto, devolver esta magnífica estrutura à fruição dos visitantes através da criação das condições necessárias ao seu acesso e interpretação, valorizando uma área que é envolvida pela requalificação urbana da Ribeira das Naus, espaço urbano de excelência aberto à população, zona de lazer e de passeio, dotada de equipamento urbano e caracterizada por espelhos de água, percursos, zonas verdes e arborização.
promotor:
fotografia:
imagens:
Turismo Lisboa
Arquivo da Marinha Portuguesa
José Pedro Costa